Loading...

NOTÍCIAS

29 Jun 2021

Impactos da pandemia na vida dos animais de domésticos 

 

Pesquisas realizadas pelo Instituto Pet Brasil apontam que durante o período da Pandemia de Covid-19 houve um aumento de 50% nas adoções de cães e gatos. O levantamento aponta ainda que a população de animais domésticos alojados em organizações não governamentais (ONGs) e instituições é de cerca de 172 mil. A maior parte são cães, representam 96% desses animais, e os outros 4% são gatos. 


A alta nas adoções refletiu também no ambiente da medicina veterinária, com mais animais à procura por cuidados aumentou, mas não só isso contribuiu para a crescente demanda do mercado. Rafael Festugatto é professor do curso de Medicina Veterinária da UCEFF, ele conta que os tutores ao ficar mais tempo com seus animais têm a possibilidade de observá-los melhor e assim podem identificar com mais facilidade possíveis alterações e então levá-los para atendimento médico veterinário. “Antes os tutores ficavam a maior parte do dia longe dos animais e não percebiam possíveis sinais de que os animais precisavam de cuidados veterinários”, explica o professor.


Em contrapartida com a pandemia surgiram notícias falsas tratando sobre a possibilidade de cães e gatos transmitirem covid-19 para pessoas. em todo mundo tem sido relatados casos esporádicos de cães e gatos infectados com o novo coronavírus, no entanto, não há nenhuma evidência científica de que possam ser fonte de transmissão para os humanos, ou seja, esses pets podem adquirir a doença, mas não transmitem para pessoas.


Rafael, além de desmistificar a questão do contágio de pessoas pelos pets, explica como a Pandemia impactou na vida dos cães e gatos. “Pontos positivos e negativos surgiram com essa situação. Os animais passaram a ter seus tutores mais tempo por perto - algo muito positivo, importante para minimizar a ocorrência de casos de distúrbios de comportamento, esclarece o professor. Por outro lado, devido ao medo infundado, algumas pessoas abandonam ou até sacrificam os animais. O médico veterinário ressalta ainda que é fundamental cuidar e prestar muita atenção aos sinais dos animais para mantê-los bem e saudáveis, pois existem muitas evidências científicas de que gatos e cães melhoram a vida e a saúde das pessoas, importante também em momentos de distanciamento social.

Medicina Veterinária


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento